Quem Já Está Aqui E Quem Está Chegando

Com a grande quantidade de brasileiros no Sul da Flórida, não é à toa que o estado atraia muitos empresários brasileiros interessados em expandir os negócios e finalmente realizar o sonho americano de ficar rico e ganhar em dólares ao invés de reais.

O estado tem aproximadamente 300 mil brasileiros (o número real não é conhecido devido ao grande número de imigrantes sem a própria documentação para morar no país). Entretanto, eles não estão todos em um mesmo lugar só aguardando o início das atividades da sua empresa.

Na opinião da empresária brasileira Marcia VanGuilder, 52 anos, sedo 20 anos nos EUA, a melhor opção seria o trabalho tipo franquia. “A filial eu teria que administrar. Inclusive funcionários. No caso da franquia, outra pessoa é o dono. Por isso, ele ou ela sempre está mais empenhado em fazer do empreendimento um sucesso”, explica.

Ela começou um jornal local no Norte da Flórida, e anos depois mudou para o ramo de revistas e hoje tem oito franquias. “Como aqui, nos Estados Unidos, a produção gráfica e distribuição é muito cara, regionalizar com as franquias foi a chave para crescer e continua dando certo”, exemplifica.

Para quem está chegando ela dá as dicas: 1) Nos primeiros três anos tem que acompanhar o negócio de perto; 2) O responsável ou alguém em seu nome tem que estar aqui nos Estados Unidos para vivenciar a cultura; 3) Adapte-se ao mercado, ou você vai ‘’morrer’’; 4) A chave do sucesso aqui é o Network. “O médio empresário tem que vir aqui e pôr a mão na massa. Caso contrário, não funciona. Esse abre e fecha de empresas é resultado da falta de conhecimento de mercado”, analisa.

Essa é a mesma rota que o empresário Gil Souza, do Box Mineiro, está seguindo. Ele está chegando ‘’Deve ser feita uma pesquisa de mercado e público alvo na região pretendida, ter uma pessoa de confiança para gerenciar o negócio, se não morar no País, e ter também disponibilidade para um acompanhamento mais próximo do negócio’’, explica que contratou uma empresa especializada para fazer o trabalho de pesquisa.

O investimento na franquia do Box Mineiro é de no mínimo $85 mil dólares com pagamento de 5% sobre o faturamento para os royalties.