Visto de trabalho H-1B para os Estados Unidos

O popular visto de trabalho H-1B para os Estados Unidos (sonho de muitos brasileiros) está cada vez mais difícil de se conseguir. Ele foi criado para ajudar o empregador americano a contratar empregados estrangeiros, mas quem está ficando com a maior parte dos 85 mil vistos disponíveis por ano são empresas de recrutamento e outsourcing, que descobriram como usar o recurso do H-1B sem quebrar as regras de recrutamento estrangeiro.

O visto contempla profissionais estrangeiros de alta especialização e curso superior, a maioria no setor tecnológico.  De acordo com uma reportagem publicada no jornal The New York Times, a maior parte dos pedidos de H1-B começam a ser apreciados depois de passarem por uma espécie de loteria, e companhias de recrutamento internacional inundam o sistema com pedidos, diminuindo significativamente as chances de seleção para o candidato comum.

Antigamente, um empregador americano poderia conseguir esse tipo de visto para um trabalhador estrangeiro a hora que quisesse. Nos últimos anos, entretanto, as coisas mudaram. As empresas de recrutamento e outsourcing entram com dezenas de milhares de pedidos assim que a imigração abre as inscrições para o H-1B. As inscrições para o visto abrem no dia 1 de abril e são na base do ‘leva quem chegar primeiro’. Depois desse prazo, fica muito difícil conseguir uma aprovação.

Das 20 companhias que receberam a maioria dos H-1B em 2014, 13 eram empresas de recrutamento global, de acordo com a reportagem do NYT. Elas ficaram com 40% dos vistos disponíveis (cerca de 32 mil), enquanto 10 mil outros empregadores dividiram o restante deles. Cerca de metade das aplicações do ano fiscal de 2014 foram rejeitadas porque ficaram de fora da quota.

Entre os tipos de vistos de trabalho oferecidos pelos Estados Unidos, o H-1B sobressai pelas suas regras peculiares. A quota anual é de 65 mil vistos para estrangeiros aplicando pela primeira vez.

Estrangeiros que fazem pós-graduação em universidades americanas tem mais uma chance. Eles ficam com 20 mil vistos restantes designados só para eles.

A demanda pelo visto tem explodido nos últimos anos. Desde 2013 que o governo é obrigado a usar o recurso do sorteio para a seleção. Este ano, 233 mil aplicações foram submetidas em apenas sete dias, e dois terços delas foram negados por chegarem depois de ultrapassada a quota de 85 mil.
Fonte: AcheiUSA

botao menor interno

 

Posted in Estudar nos EUA, Notícias, Trabalho and tagged , , , , , , .